Telhados

Se você já construiu uma casa, ou está prestes a construir, já deve ter se deparado com aquela dúvida sobre que tipo de cobertura usar em sua construção, qual delas é realmente eficiente, qual a mais barata, qual tem maior proteção contra o calor, enfim, são tantos fatores a se levar em consideração que é capaz de ficarmos loucos.

Mas calma que hoje eu vim pra te ajudar a escolher qual tipo de cobertura você vai usar!

Vamos começar entendendo os tipos diferentes de telhados que temos no mercado.

Telha Cerâmica (de barro)

slide5_nival_telhas

É uma das mais comuns, se não a mais comum, utilizadas no Brasil. Quando falamos em telhado eu aposto que é essa telha que vem a sua mente. Há um motivo para ela ser tão utilizada no nosso país: ela possui uma boa barreira térmica, ou seja, não deixa que o calor do lado externo passe por completo para dentro de casa. O defeito desse tipo de telha é o peso, pois é necessária uma estrutura bem forte para aguentar o peso da cerâmica, o que pode encarecer sua obra. Além disso a telha de cerâmica não é 100% impermeável, e por isso com o tempo você consegue observar o lodo se formando nelas, o que te custará dar manutenção de lavagem e repintura para mantê-las intactas e com sua eficiência máxima.

Telha de concreto

telha-de-concreto

São telhas que podem variar bastante de forma e cor, e são impermeáveis as chuvas. Elas também são bem pesadas e por isso a estrutura do seu telhado precisa ser forte. As formas podem variar bastante, mas é bem comum encontrar esse tipo de telha imitando as famosas telhas de cerâmica, tendo como única diferença o material em que foram fabricadas.

Telha de fibrocimento

907808019094652

Conhecidas pelo menor preço, são bem leves e resistentes, sendo assim a estrutura do telhado pode ser mais simples. Para que o vento forte não deixe sua casa destelhada, você deve prendê-las bem nas terças do telhado (uma parte da estrutura). O interessante desse tipo de telha é que suas folhas cobrem uma área grande do telhado, precisando assim de menos peças para cobrir toda a casa.

Telha de vidro

529809032249810

Também é feita em diversos formatos diferentes, porém a mais comum é imitando as telhas cerâmicas, para que você possa, em um mesmo telhado, usar os dois tipos diferentes de telhas, e assim permitir que em algumas partes da sua casa entre iluminação natural pelo teto. Apenas tenha cautela para não usar esse tipo de telha na casa toda e acabar não tendo nenhum ponto de sombra confortável.

Telha metálica

fabrica-telha-metalica-tubos-e-viga-corte-dobra-calandra-D_NQ_NP_681516-MLB26092779653_092017-F

São chapas de aço galvanizado onduladas bem finas. O interessante desse tipo de telha é que são bem leves, e precisam de pouca inclinação. Porém não possuem nenhum tipo de proteção termo acústica.

Telha Sanduíche

telha-sanduiche

São basicamente a união de duas telhas metálicas com um material isolante (poliuretano, isopor, lã de vidro ou lã de rocha) no centro, por isso o nome popular sanduíche. Possuem as mesmas vantagens das telhas metálicas, como a leveza e a baixa inclinação, porém são isolantes térmicas e acústicas, o que as torna muito competitivas no mercado.

Telha ecológica

download

Possuem a aparência das telhas de fibrocimento, porém são feitas com fibras vegetais impermeabilizadas e protegidas por resina. São leves e fáceis de instalar.

Telha de PVC

a75d2bdba133e81ee3638190b02ec2f3

São muito leves e imitam muito bem as telhas cerâmicas, porém te permitem ter uma estrutura menos robusta para suportar seu peso. A desvantagem maior é que esse tipo de telha não isola em nada o calor, permitindo que o calor externo passe com facilidade para dentro de casa.

Telha de policarbonato

policarbonato-telhas1

Sua principal característica é a transparência e a resistência, além de possuírem tratamento contra os raios UV. São ótimas opções para cobrir uma área externa que você não quer perder a iluminação natural, porém não quer a incidência das chuvas.

Telha gravilhada

35

Essa telha está começando a ganhar as lojas populares de materiais de construção, ela é uma telha metálica revestida de gravilha de rocha moída e possui tratamento cerâmico. Isso as torna leves e resistentes. Sua instalação também é bem fácil e proporcionam um conforto térmico adequado.

Laje impermeabilizada

Impermeabilização-para-laje-grande-1

Eu sei que esse tipo não é necessariamente de telha, mas sim um tipo de cobertura que você pode considerar ter na sua casa. Muitas casas possuem a laje de concreto, e além dela a estrutura do telhado e o telhado em si. Todas essas estruturas podem fazer com que o orçamento da sua obra seja bem elevado. Então, pensando em economia de tempo e dinheiro, porque não usar a sua própria laje como a cobertura da sua casa?

Eu sei que muitas pessoas tem preconceitos em relação a laje impermeabilizada, acreditando que ela não irá reter a água como deveria, ou que logo-logo o seu teto estará mofado. Mas hoje em dia existem tantos materiais impermeabilizantes de qualidade, que essa preocupação é besteira. Se quiser saber como nós construímos uma casa de 2 pavimentos sem usar nenhum tipo de telhado é só procurar o diário de obra da Casa 21 aqui no canal. Nós mostramos todo o processo que fizemos para a impermeabilização das lajes, além dos cuidados.

Voltando aos telhados, há uma questão que você precisa se atentar na hora de escolher o seu tipo de cobertura: a inclinação.

Cada telha diferente possui uma inclinação mínima e que deve ser respeitada para que você não tenha problema de retorno de água no seu telhado.

A inclinação é medida em porcentagens, então por exemplo, a inclinação indicada para a maioria das telhas cerâmicas (e aquelas que possuem o seu mesmo formato) é de 30 ou 35%, o que faz com que o seu telhado seja alto.

Já a inclinação indicada para as telhas de fibrocimento é de 15%, o que permite que o seu telhado seja mais baixo.

Ou seja, se você gosta de um telhado colonial tradicional aparente, as inclinações maiores serão as mais indicadas para a sua estética.  Já se o seu desejo é ter um telhado escondido entre platibandas, então você precisa optar pelas telhas de menor inclinação, assim terá uma menor altura para esconder.

Não se esqueça de fazer um bom projeto do seu telhado para que ele esteja dentro de todas as normas, e assim evitar problemas futuros com estrutura e infiltração. Além disso calcule muito bem a estrutura do seu telhado, pois cada tipo de telha exige diferentes tipos de sustentação.

logo youtube

Publicado por Bose Bento

COMO NOSSA HISTÓRIA COMEÇOU?!​ Duas crianças, uma menina e uma menino. A menina gostava muito de roupas estilosas, e o menino gostava muito de carros. Ela queria fazer faculdade de moda, já ele engenharia mecânica. Entretanto, eles tinham um pai e um avô que trabalhavam com obra e construção. O pai então começou a levá-los nas obras e a incentivá-los a fazerem engenharia e arquitetura. E, com as visitas às obras, eles tomaram gosto pela atividade. E assim fizeram, um formou-se em engenharia civil, e o outro em arquitetura e juntos com o apoio do pai e de toda a família, resolveram abrir uma empresa. Assim, nasceu a Bose Bento, uma empresa de arquitetura, engenharia e construção. Atuando no mercado há 4 anos, juntos eles já ajudaram muitas pessoas a terem a casa dos sonhos!

Deixe uma resposta