Ergonomia da Sala

Para fazer o layout de uma sala somente é necessário colocar os móveis no lugar e pronto, não é? Não! Tem muitas questões envolvidas que nós não nos atentamos na hora de pensar em como será nossa sala. Mas hoje nós iremos falar de tudo o que precisamos saber antes de escolher os móveis e decorar a sala!

A primeira coisa a se pensar é no sofá. Parece fácil decidir o modelo ideal, afinal você escolhe o mais bonito né? Mas na verdade se esquece que deve pensar na funcionalidade dele pra você, além do tamanho. Um exemplo, você ama fazer noites de filmes em casa com seu esposo, então precisa de um sofá que seja extremamente confortável, e que, se tiver espaço, seja retrátil para virara quase uma cama. Mas repare que eu falei, se couber, pois não adianta você querer ter esse modelo de sofá, porém ocupar todo o espaço disponível da sala para isso, pois não fica nada funcional. Existem modelos mega confortáveis e que não ocupam tanto espaço, basta procurar. Mas se você é daqueles que só usa a sala para receber visitas, então pode investir em um sofá com um design mais fino, e que não precisa necessariamente ser confortável ao extremo. Eles geralmente são menores e não reclinam ou abrem. Então avalie bem como você utiliza o espaço e escolha o sofá ideal para a sua situação.

Outro item que geralmente está presente nas nossas salas é a TV. Esse item e o que as pessoas menos pensam na funcionalidade e só prestam atenção no tamanho. Mas existem alguns fatores a serem considerados antes de comprar a TV que será usada na sua sala. Por exemplo, a distância entre o sofá e a TV é muito importante pois pode fazer com que você compre o aparelho errado e assim ele fique grande demais ou pequeno demais no ambiente. Existem algumas medidas padrões para essa situação, e geralmente quanto menor a TV mais perto o sofá pode ficar. Vamos ver como fica essa relação:

distancia-televisao-tv-sofa-ergonomia-postura_Reliza

Sei que pode ser um pouco chocante essas medidas, afinal a maioria dos apartamentos hoje só permite uma distância apropriada para uma TV de 26”, e provavelmente a sua deve ser de no mínimo 40”, afinal o tamanho da TV é a única coisa que nos atentamos na hora da compra.

Mas calma, essas medidas não significam que você precisará trocar a TV que já tem, apenas é importante saber as consequências de se estar mais perto do que o recomendado. Uma das coisas que podem acontecer quando estamos perto demais de uma TV é a nossa visão se cansar facilmente, e algumas imagens podem não ser vistas com os detalhes necessários, pode inclusive ter uma dor de cabeça (talvez você tenha acabado de descobrir o motivo daquela sua dor de cabeça chata que vem diariamente).

Além da distância da TV para o sofá, também é interessante verificar a altura ideal da TV na sua parede, afinal de ela ficar muito alta pode te dar um bom torcicolo. O ideal para essa altura é medir a altura que os seus olhos ficam do chão, e colocar o eixo (centro) da tv nessa mesma altura. Mas sei que ter essa medida é complicado, afinal cada pessoa possui uma altura diferente, e a TV precisa se adequar a todos. As alturas que eu gosto de usar para a TV dependem um pouco das polegadas. Caso seja uma TV um pouco menor, como a de 26 ou 32”, pode-se usar a altura de 1,10m do chão ao eixo da Tv. Já se o aparelho é de 40” ou mais, eu uso a altura de 1,30 ou 1,40m do chão ao eixo também. Obviamente essas medidas podem variar bastante de acordo com o móvel em que ela será instalada, da altura do pé direito, e outros fatores. Mas essas medidas já são um bom começo caso você não tenha um projeto com esse nível de detalhe.

 

logo youtube

Publicado por Bose Bento

COMO NOSSA HISTÓRIA COMEÇOU?!​ Duas crianças, uma menina e uma menino. A menina gostava muito de roupas estilosas, e o menino gostava muito de carros. Ela queria fazer faculdade de moda, já ele engenharia mecânica. Entretanto, eles tinham um pai e um avô que trabalhavam com obra e construção. O pai então começou a levá-los nas obras e a incentivá-los a fazerem engenharia e arquitetura. E, com as visitas às obras, eles tomaram gosto pela atividade. E assim fizeram, um formou-se em engenharia civil, e o outro em arquitetura e juntos com o apoio do pai e de toda a família, resolveram abrir uma empresa. Assim, nasceu a Bose Bento, uma empresa de arquitetura, engenharia e construção. Atuando no mercado há 4 anos, juntos eles já ajudaram muitas pessoas a terem a casa dos sonhos!

Deixe uma resposta