A Ordem das Coisas

Qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça se você fosse tocar uma obra? Você sabe por onde começar? Quais serviços dependem de outros? Muitos não sabem por onde dar
quando o assunto é reforma, e é importante saber a ordem das coisas, até mesmo para cobrar os profissionais contratados na hora certa. Para te ajudar com isso, hoje eu vou te falar a ordem geral dos serviços em uma reforma pra você nunca mais se perder.


Primeiro quero te falar o porque você, que não trabalha no ramo da construção, precisa saber disso. Você já escutou aquela história de que para fiscalizar você precisa saber? Pois então, para nós é bem verdade isso, e por isso e importante que você saiba minimamente as ordens dos serviços para poder saber se sua obra vai no ritmo correto. Você não necessariamente precisa saber a pintar, ou assentar um revestimento, mas se você sabe em que momento tudo isso acontece, já tem uma base cara cobrar os prestadores de serviço de forma consistente, e quando eles veem que você não é 100% leigo no assunto, passam a ter mais cuidado com o acabamento, com os prazos e com a obra no geral. Então, sim, é importantíssimo saber o mínimo necessário para que você possa ter o controle da sua obra.

calendario-do-empregador-750x436
Agora que você já sabe a importância disso, vamos então a ordem das coisas dentro de uma obra. Já te adianto que eu vou descrever a ordem de uma pequena reforma, que pode ser considerada a de um apartamento, ou ainda de uma casa que irá ser redecorada. Uma obra maior, uma construção do zero, tem muitas outras etapas, mas não iremos citar para não deixar o vídeo extremamente longo.
A primeira coisa que deve ser feita na sua reforma são as desmontagens. Sempre terá uma coisa ou outra que não será jogada fora, que será reaproveitada, e a primeira coisa a ser feita é a desmontagem dessas coisas. Pode ser uma cuba, uma porta, as torneiras, o box, algum espelho, enfim, tudo o que for ser reaproveitado. E esse reaproveitamento não necessariamente pode ser na sua casa, mas você pode separar as coisas em bom estado e doar para as pessoas que não tem condições de comprar. Nós sempre fazemos isso aqui na Bose Bento. Nessa fase de desmontagem, é importante embalar essas coisas que serão ou doadas ou reaproveitadas para que se mantenham inteiras e sem danos durante a obra. Se possível, retire essas coisas do canteiro, assim você garante que nada se perderá no caminho. Depois que tudo já foi desmontado, é hora de começar a demolir. A demolição é tudo o que deve ser quebrado, desde paredes que serão abertas, revestimentos que não serão mais utilizados, contrapisos que estão em mau estado, abertura de paredes para nichos, rasgos para passar tubulações elétricas e hidráulicas, forros, marcenarias não aproveitadas, bancadas, enfim, tudo o que deve ser quebrado, demolido, que deve sair e não há forma de aproveitar. O ideal de uma obra é que toda a demolição seja feita no início, assim você consegue descartar de uma vez quase todo o entulho da obra, porém, as vezes algumas demolições fazem parte de serviços diferentes, por exemplo, os rasgos para as instalações geralmente são feitos pelos eletricistas e encanadores, enquanto os revestimentos são demolidos por pedreiros. Mas na verdade tudo depende da forma de contratação dos serviços, pois você pode contratar o
pedreiro que já deixe os rasgos das instalações pronto para que o outro profissional apenas venha com as tubulações.

tubulacao

Depois que as demolições foram feitas, é hora de partir para a construção das alvenarias
necessárias, ou de alguma construção em gesso. Na verdade, qualquer tipo de construção, a hora é agora. Deve ser feita todas as construções após a demolição. Essas construções podem ser as bases de alvenaria das áreas molhadas, podem ser paredes que não existiam, podem ser painéis em gesso 3D, requadrações para portas e janelas. Resumindo, deixar a estrutura da casa pronta. Muitas vezes é necessário fazer a construção de novas paredes para poder rasgar essas paredes para passar as tubulações. Esse é um exemplo de mistura das fases da obra, pois a demolição teoricamente deve ser feita antes, mas para passar as instalações em uma parede nova, primeiro ela precisa ser construída.

Após a estrutura da casa estar pronta, é hora de começar a passar de fato as tubulações pelos rasgos feitos, logo, o profissional começa a passar os canos de água, esgoto, os conduítes de elétrica e deixar toda essa tubulação pronta para que os rasgos sejam fechados com a massa de cimento, deixando a parede lisa para começar a receber os acabamentos Agora é a vez da impermeabilização. Mesmo em apartamento é necessário fazer a impermeabilização das áreas molhadas, principalmente. Então, antes do contrapiso ser feito, ou seja, diretamente na laje, deve ser passado o produto, geralmente líquido, em todo o piso e subindo cerca de 30cm nas paredes. Deixe o produto secar bem, e faça o teste de estanqueidade, que nada mais é do que encher o piso de água e deixar lá por um dia ou dois. Caso, no final do teste, a água não tenha escapado por nenhum lado (apenas por evaporação, que é mínimo) significa que a impermeabilização foi bem-feita, em contrapartida, caso a água se infiltre e deixe o piso ou a parede úmida, isso significa que a impermeabilização não funcionou e precisa ser refeito.

impermeabilizacao-de-lajes
Agora que suas áreas molhadas estão totalmente impermeabilizadas, é hora de fazer o
contrapiso. Lembre-se sempre de fazer as quedas de piso adequadas para os ralos, dessa
forma a água não ficará acumulada do lado errado. Também é interessante prestar atenção nos níveis dos diferentes ambientes, por exemplo, é interessante que o banheiro e a cozinha esteja 2cm mais baixa do que a sala, por exemplo, pois assim a água desses ambientes terá dificuldade de chegar nas áreas secas.

contrapiso

Vamos começar, agora, a rebocar. Todas as paredes cruas devem ser regularizadas através do reboco. Essa é a hora de conferir se estão todas as paredes retas, as vezes com o reboco conseguimos esconder um pilar ou viga saliente, e outros defeitos que podem ser corrigidos com esse reboco. Com as requadrações e o reboco feitos, é hora de instalar as esquadrias, que são as portas e janelas. Esse é para o caso das pessoas que forem trocar ou adicionar esquadrias em casa. Eles vêm antes do acabamento, porém depois que a parte grossa de massa já acabou.

esquedria

Aquela parte que mais da cara de que a obra está evoluindo é quando os revestimentos estão sendo instalados. Então vamos coloca-lo agora! As esquadrias estão prontas, as paredes rebocadas, é hora de assentar os revestimentos, de piso e parede. Geralmente se coloca os revestimentos de parede primeiro, deixando a peça que encosta no piso para ser colocada por último, pois ela fara o acabamento parede/piso. Quando os revestimentos já estiverem finalizados, é hora de entrar o forro, sendo ele de gesso ou de outro material. Muitos tem dúvida sobre o momento ideal para o gesso entrar, e nós
sempre fazemos o forro depois dos revestimentos, pois o acabamento parede/teto fica ideal.  Com o forro instalado, vamos instalar agora as bancadas, tanto dos banheiros quanto da cozinha. É interessante deixar o espaço das bancadas sem revestimento, para que elas encaixem e tenham aparência de embutida. Então, no momento de instalá-las, o “buraquinho” delas já está ali reservado.

bancada

As bancadas já estão no lugar? Agora vamos passar para os procedimentos de pintura.
Primeiro lixando as paredes, depois emassando, voltando a lixar, e repetindo o processo até as paredes estarem lisas. Depois passamos para as demãos de tinta, e identificando novas irregularidades para corrigir. O processo de pintura é bem complicado e deve ser feito por um profissional capacitado. Falo isso porque é muito comum pensarem que essa é a parte mais fácil e que qualquer pessoa faz, e querem economizar na obra fazendo a pintura você mesmo.
Mas na verdade o acabamento de pintura é bem delicado e merece atenção.
Nas paredes que você quiser usar papel de parede, é importante ressaltar que ela também precisa ser pintada, pois o papel é melhor colado na parede com tinta. E depois da pintura é hora de colar os papéis.
Com a pintura pronta e os papeis de parede colados, o eletricista volta a obra para colocar os acabamentos da elétrica, que são os espelhos, aquelas tampinhas das tomadas e interruptores.
Se você tiver algum ambiente com piso laminado ou vinílico, você pode fazer as instalações agora. Como a instalação desse tipo de piso é seca e sem quase nada de sujeira, pode ser feita quase no final da obra. Depois do piso instalado é hora do rodapé de PVC, geralmente o mesmo instalador do piso flutuante faz pra você.

pvc

Vamos começar a colocar os detalhes finais, como os metais, as torneiras, o sifão, e outros que tiverem. Se você terá vidros e espelhos na casa, pode instalá-los agora, junto com a marcenaria. E pós tudo instalado, sempre é necessário dar retoques de pintura na casa, pois essas instalações podem danificar algo da pintura. Então o último que sai da obra é o pintor. Pronto, sua obra está finalizada. Agora é a hora de desfrutar a casa nova!

Publicado por Bose Bento

COMO NOSSA HISTÓRIA COMEÇOU?!​ Duas crianças, uma menina e uma menino. A menina gostava muito de roupas estilosas, e o menino gostava muito de carros. Ela queria fazer faculdade de moda, já ele engenharia mecânica. Entretanto, eles tinham um pai e um avô que trabalhavam com obra e construção. O pai então começou a levá-los nas obras e a incentivá-los a fazerem engenharia e arquitetura. E, com as visitas às obras, eles tomaram gosto pela atividade. E assim fizeram, um formou-se em engenharia civil, e o outro em arquitetura e juntos com o apoio do pai e de toda a família, resolveram abrir uma empresa. Assim, nasceu a Bose Bento, uma empresa de arquitetura, engenharia e construção. Atuando no mercado há 4 anos, juntos eles já ajudaram muitas pessoas a terem a casa dos sonhos!

Deixe uma resposta