O pilar como o próprio nome já diz é uma coluna simples que sustenta uma construção.
E hoje eu irei te ensinar a disfarçar aquele pilar aparente, que te incomoda. Existem basicamente dois tipos de pilar aparente, que são:
O primeiro é aquele pilar que você consegue ver ele na parede, ou seja, aquele que é mais alto, que causa um ressalto na parede, por aqui chamamos esse tipo de pilar de “dente”, mas existem outros nomes. O que é um pilar “dente”: é aquele que tem uma diferença aproximadamente de 5 cm de ressalto da parede original. Você primeiramente precisa saber o que quer fazer com ele, se prefere escondê-lo ou ressalta-lo completamente.
O que você pode fazer com ele:
Se a sua intenção e ressaltar, você pode por exemplo aproveitar esse desnível na parede, pintar o pilar de uma cor e o restante da parede de outra, ou então, por um papel de parede e pintar esse pilar de branco ou até mesmo revestir por exemplo. Essa é uma forma de trabalhar a decoração e ressaltar esse pilar, deixar uma coisa que era “feia”, bonita. Sem necessariamente esconder o ressalto. Agora se a sua intenção realmente for esconder, você precisará vir com um gesso ou uma placa de gesso e deixar essa parede nivelada e aí pronto, acabou o seu problema. O segundo é o pilar no meio do ambiente, quando você do nada da de “cara” com esse pilar, no meio da sala, cozinha ou até mesmo no quarto. Você primeiramente precisa saber o que quer fazer com ele, se prefere escondê-lo ou ressalta-lo completamente.

O que você pode fazer com ele:
Se a sua intenção e ressaltar, você pode por exemplo :
Revestir ele de espelho;
Deixar ele “grosso”, no cimento cru e por um vidro em volta dele, fica chique!
Usar revestimentos, e claro de acordo com a decoração do ambiente;
Iluminação para destaca-lo;
Gesso com iluminação;
Ou até mesmo usar esse pilar como partido de projeto.

Agora se a sua intenção realmente for esconder, eu sugiro você criar um móvel em volta desse pilar, respeitando é claro a decoração do seu ambiente. Assim você irá conseguir disfarçar e ninguém saberá que ali existe um pilar. Agora se você tiver uma parede próxima a esse pilar, e esse “espaço” entre os dois não for de passagem ou acesso a outro cômodo, você pode estar fazendo nichos, então vai ficar parecendo que propositalmente você colocou esse pilar ali. Mas se o pilar for realmente no meio do ambiente, você pode
criar móveis de ilha ao qual inclua esse pilar, pode também alongar ele para criar nichos no próprio pilar, revestir de marcenaria, fazendo um armário em volta. Vale lembrar que é sempre necessário respeitar a decoração ou layout do seu ambiente. Um conselho, nesses ambientes que possuem pilar dos dois tipos citados a cima, é preferível usar esse
pilar como ponto de partida do projeto, a partir desse pilar desenvolver todo o projeto em “volta” dele. Porque se você quiser esconder esse pilar, independente de qual seja (dente ou no meio do ambiente), você provavelmente irá gastar mais, por exemplo no caso do dente se você for fechar com gesso e essa parede for muito grande você vai gastar bastante gesso, se você for criar um móvel em volta do pilar que está dentro do ambiente você possivelmente irá gastar muito com marcenaria.

Mas, se mesmo com todas essas sugestões, você ainda assim achar que não tem solução para o seu pilar é
o jeito será “remover”, o melhor a se fazer é contratar um engenheiro calculista, solicitar um laudo dessa casa, da estrutura dela e ver a possibilidade de eliminar esse pilar. Isso é, se você morar em uma casa, porque se for em prédio essa possibilidade não existirá. E para você que mora em apartamento e pensa que só poderá existir o pilar dente no seu imóvel, você pode se enganar, a casos de quando a pessoa decide derrubar a parede de um cômodo para fazer outro ambiente maior e se deparar com um pilar existente no meio dessa parede.
