Geralmente é aquele cômodo que sempre está bagunçado e é deixado de lado, pois as roupas ficam penduradas, os sapatos sujos encostados e tudo o que ainda vai ser lavado. Mas ainda sim é um canto da sua casa que merece ser organizado e ter sua devida decoração, principalmente quando a área de serviço é uma extensão da cozinha e é visível a qualquer visita.
– Função
Então a primeira coisa a se fazer na hora de projetar esse ambiente é pensar na sua real função, pois para uns é apenas um local para lavar e secar roupas, para outros é também um local de armazenamento de produtos de limpeza, e ainda há quem passe as roupas dentro desse ambiente. Por isso pense bem quais as reais funções que esse cômodo tem pra você, e assim poderá definir o que vai precisar ter ali dentro. Saber as funções realizadas ali também pode influenciar na escolha dos eletrodomésticos e das
louças, por exemplo, se você lava apenas peças pequenas em casa, e o que é grande manda pra lavanderia, então sua máquina pode ser de um modelo pequeno, ou se você usa o tanque apenas para lavar alguns panos de chão, ele não precisa ser o maior do mercado, agora se você lava muita roupa durante a semana, por a família é grande, inclusive roupas de cama, talvez precise de 2 máquinas, e não somente uma, ou se você ainda lava o seu tênias várias vezes no tanque, então precisa de um que atenda a essa necessidade.
– Móveis
Depois de pensar em todas as funções que a área de serviço tem pra você e sua família, é hora de ver os móveis. O ideal é que sejam multifuncionais, pois geralmente essas áreas são pequenas e precisam abrigar uma grande quantidade de acessórios e produtos. Então, novamente, pense em tudo o você irá guardar lá dentro, como produtos de limpeza, vassouras e rodos, toalhas, tábua de passar, varal, entre outros.
Agora veja o espaço disponível para tudo isso, e procure ver quais objetos podem ser
integrados ao armário, por exemplo, o varal pode ser fixado em um parte do armário superior, a tábua de passar pode ser embutida em uma porta, o cesto de roupas sujas pode ser dentro de uma gaveta, os ganchos de vassouras e rodos podem ser dentro do armário vertical, e assim por diante.
– Ventilação
Precisamos falar da ventilação especificamente desse ambiente pois ela faz toda a diferença. Geralmente na área de serviço colocamos várias roupas para secar, e caso o ambiente não seja ventilado, além de demorar mais a secar, ainda pode deixar o ambiente muito úmido e facilitar a proliferação de fungos e bactérias ali. Então, procure sempre fazer a área de serviço próxima a uma área ventilada e assim garantir a salubridade do ambiente.
– Decoração
Mesmo sendo um ambiente de serviço apenas, ou seja, eu sei que você não vai levar as suas visitas direto pra área de serviço, mas ainda sim merece ser decorada e organizada, afinal é uma parte da sua casa!
Para decorar esse ambiente o que você precisa ter em mente é que é uma área molhada e
com certeza vai precisar de revestimento para se manter intacta por mais tempo.
Mas quais cores? Quais revestimentos? Não existe regra somente porque é um ambiente de serviço. Você deve levar em consideração seu gosto pessoal, pode ser mais alegre, mais sóbrio, ou clássico, só depende de você. Geralmente usa-se muito revestimento branco ou então clarinho, pois d uma sensação de limpeza, que é algo que esperamos com uma área de serviço não é mesmo? Mas como comentei, não há regras, se você gostar de preto e quiser uma área bem escura pode, ou se quiser algo bem colorido, também pode.
A dica que eu posso te dar é que você deve imaginar que cada elemento e cor diferente na decoração é algo a mais que irá preencher sua visão, logo quanto mais elementos visuais tiver mais a sensação de estar lotado e bagunçado, principalmente quando tiver roupas estendidas, produtos de limpeza do lado de fora, entre outras coisas.
Então optar por algo mais clean pode te dar a sensação de organização, mesmo que nem tudo esteja no seu devido lugar.
Para as áreas de serviço que são uma extensão da cozinha, a dica é seguir pelo menos a paleta de cores igual, pois assim você conseguirá identificar que são 2 ambientes diferentes, mas que visualmente se completam. Caso você queira utilizar uma decoração completamente diferente tendo essa situação, então o melhor seria separá-lo com algum tipo de porta. Pode ser de vidro jateado, ou de alumínio, ou qualquer outro tipo que caiba no seu espaço, assim você irá isolar os ambientes.
