A tendência mundial é que as casas e apartamentos se tornem cada dia menores, pois a quantidade de pessoas por m² só aumenta. Com isso, vamos nos espremendo em ambientes menores e nos sentindo sufocados.
Mas há vários truques que podemos usar na decoração para que sua casa super pequena, pareça maior e mais aconchegante. Hoje nós vamos te ensinar 10 deles pra você aplicar na sua casa!
#1: Aproveite o pé direito

Além dos ambientes estarem cada vez menores, o pé direito (altura do piso ao teto) também tende a diminuir. Então essa dica é pra que você aproveite a altura total do seu espaço, deixando de colocar um forro de gesso, que diminuiria ainda mais seu pé direito, utilizando lâmpadas de sobrepor e não de embutir e deixando vigas aparentes.
#2: Usar espelho como revestimento

Essa dica é velha e provavelmente você já a ouviu em algum lugar, mas não custa reforçar que a utilização de espelhos nas paredes, causando a imagem dobrada do ambiente, causa sensação de espaço maior. Mas todo cuidado é pouco! Se você colocar espelhos demais, sua casa vai parecer a sala de espelhos dos castelos malucos dos parques de diversão, e nós não queremos isso, não é mesmo? Então pra não errar, escolha apenas uma parede que tenha um destaque e coloque o espelho nela.
#3: Cortinas

Sim! As cortinas podem te ajudar a dar a impressão de ambiente maior. Mas pra que isso aconteça, invista em tons claros, que não irão atrapalhar a luz natural entrar, e em tecidos leves. Também opte por modelos que vão de piso a teto, pois assim elas darão a impressão de verticalidade ao ambiente, deixando-o maior.
#4: Paleta de cores claras

Quando vamos escolher o que vestir, sempre levamos em consideração a sensação que as cores vão dar, sendo o preto a sensação de menor, e o branco a sensação de maior. Com a decoração não é diferente. Se você quer que um ambiente pareça maior, deve escolher paletas de cores claras, pois assim a luz do ambiente será refletida para todos os lados, dando a sensação de um ambiente aberto, o que não acontece quando o ambiente tem cores escuras.
#5: Luz natural

Por menor que seu ambiente seja, tente deixar o máximo de luz natural entrar, pois quanto mais claro o ambiente, maior a sensação de amplitude (seguimos o mesmo conceito da paleta de cores).
#6: Móveis pequenos e multifuncionais

Parede óbvio, mas não é. Quem tem um ambiente pequeno deve investir em móveis menores do que o convencional. Se você coloca um sofá que ocupe toda a extensão da sua parede, a sensação é de que não há sobras de espaço, por isso, você deve escolher móveis que permitam os espaços negativos (espaços sem móveis) no ambiente, assim irá parecer que o ambiente é maior do que realmente é. Além disso, muitas vezes dois móveis podem ser substituídos por apenas um que cumpra as duas funções, assim quanto menos móveis você tiver, mais espaço irá sobrar.
#7: Poucos objetos
![]()
Pra você que gosta de colecionar objetos de viagens, objetos de decoração, e bugigangas em geral cuidado! Colocar coisas demais no ambiente pode dar a impressão de bagunça e entulho. Por isso, invista em peças chave e descarte o restante. Lembre-se: o menos é mais.
#8: Listras

Assim como nas roupas, que buscamos usar as estampas pra nos favorecer, os ambientes também podem se beneficiar com essa dica. As listras, tanto verticais quando horizontais, podem dar a impressão de um ambiente maior e mais alto. Mas tome cuidado para não escolher uma estampa com cores muito vibrantes, pois a impressão causada pode ser exatamente o contrário.
#9: Usar vidro

Usar o vidro não só para portas e janelas, mas também para a separação de ambientes pode, além de aumentar o espaço físico, pois o vidro é muito mais fino que uma parede, da a sensação de amplitude e integração. Então pense bem se não há na sua casa dois ambientes, que não necessitem de muita privacidade, e separe-os apenas com um vidro, que pode ser jateado.
#10: Móveis planejados

Lembra que na dica #6 nós falamos em ter móveis multifuncionais? Bom, eles não são tão fáceis de achar, e quando achamos, as vezes não cabem no nosso ambiente pequeno. Pra resolver esse problema, temos os móveis planejados, que com a ajuda de um arquiteto, você planeja exatamente o que precisa do tamanho exato do ambiente, deixando-o confortável e funcional ao mesmo tempo.
Coloque nossas dicas em prática hoje mesmo e melhore o conforto da sua casa!
Se vocês tiverem alguma dúvida, deixe nos comentário que iremos responder 😉
Espero que tenham gostado!
Até mais 🙂
Arq. Kallycia Bose

OBS: imagens retiradas da internet (google imagens).
