Você já entrou em um ambiente e ficou extremamente maravilhado, mas sem saber o porquê? Muitas vezes, conseguimos essa reação das pessoas através da iluminação, pois poucas pessoas prestam atenção nesses detalhes que fazem toda a diferença do seu ambiente! Se você quiser entender mais sobre esse assunto, continue com a gente! 🙂
Hoje em dia, com a tecnologia avançando, temos vários tipos de lâmpadas e luminárias que causam vários efeitos de iluminação no seu ambiente. Vamos conhecer algumas delas.
Luz Ambiente
É aquela iluminação a qual não tem a intenção de ressaltar nenhum elemento do ambiente em especial, e sim apenas iluminar o ambiente como um todo, de maneira uniforme. Pode ser usado em qualquer ambiente, e também pode ser combinada com outros efeitos que veremos aqui.

Luz Indireta
É aquela iluminação a qual a luz não incide diretamente nos olhos das pessoas, pois são direcionadas para cima e teto tem a função de refletir toda a luz. O efeito é muito agradável e sugerimos que seja utilizado em salas de estar e quartos.

Luz Difusa
A luz difusa é mais homogênea e se distribui por igual no ambiente com a ajuda de luminárias com vidro leitoso, por exemplo. Pode ser usada em qualquer ambiente como a iluminação geral.

Iluminação Pontual ou de Destaque
É o tipo de iluminação que destaca algum elemento do ambiente, como um quadro, um detalhe de gesso, uma bancada, entre outros elementos. Além do destaque, a luz pontual pode ser usada como iluminação de leitura e estudo, com luminárias de mesa.


Iluminação Decorativa
É responsável por deixar o ambiente mais acolhedor, o que significa, muitas vezes, não iluminar totalmente. Abajur, luminárias especiais e dimmer são bons exemplos desse tipo de iluminação. A sala de jantar é um lugar muito indicado para usar esse efeito.

Iluminação Ciência
É usada para destacar móveis específicos do ambiente, deixando-o assim mais aconchegante. Também podemos destacar texturas específicas da parede que vão ressaltar o ambiente. Esse tipo de efeito é usado quando você quer e sabe onde criar efeitos de luz e sombra, e podemos misturar vários dos outros efeitos vistos antes para chegar ao resultado esperado.


Agora que você já sabe os efeitos que a luz pode criar no seu ambiente, é só pedir ao seu arquiteto ou designer que faça um projeto lindo para sua casa e você terá o efeito Uau! 😀
Deixem nos comentários se vocês gostam de posts assim e quais assuntos vocês querem ver por aqui!
Até mais 🙂
Equipe Bose Bento

