Hoje em dia o tempo está correndo cada vez mais rápido, e por isso as pessoas buscam alternativas para fazer tudo de forma mais rápida e eficiente. No ramo da construção civil não é diferente. Quando começamos uma construção, não vemos a hora dela ficar pronta para o uso.
A junção de rápido, sustentável e barato é acombinação perfeita para quem tem pressa, mas que não deixa de lado a qualidade! Mas é possível obter esses três fatores juntos em uma obra? SIM! As construções com containers são tendência mundial, por serem em média 30% mais baratas que as construções convencionais, 60% mais rápidas, além de estar reaproveitando um material que poderia causar muitos danos a natureza.

Os containers são fabricados em aço ou alumínio e o seu tamanho pode variar, sendo os mais comuns de 6 ou 12m de comprimento, 2,40m de largura e 2,60m de altura.
Eu sei que até agora a construção com container parece perfeita, mas vamos analisar as vantagens e desvantagens:
Vantagens
- A obra é mais limpa do que a convencional;
- Rápida execução, entre 60 e 90 dias, dependendo do tamanho do projeto;
- Reutilização do material;
- Flexibilidade de projeto;
- Economia de até 35% no custo total;
- Durabilidade;
- Estrutura muito forte;
- Podem ajudar na captação da água da chuva;
Desvantagens
- Precisa de isolamento térmico e acústico para garantir o conforto dos usuários, o que pode elevar o custo;
- Exige mão-de-obra especializada;
- Exige equipamentos especializados, tanto para transporte como para o manuseio;
- Possibilidade de contaminação, pois durante a vida útil, ele pode ter carregado materiais tóxicos;
- Dificuldade de regularização no governo, por ser uma técnica recente e ainda não possuir regulamentação para sua construção;
Então surge a pergunta: mas como posso transformar esse pequeno espaço em uma casa? A resposta nós daremos abaixo com exemplos de residências feitas a partir dessas peças industriais.
Casa feita com U$40.000 (R$ 158 mil)
Casa de Ferraro Habitat
Casa na Alemanha
Decidido! Quero minha casa container pra ontem! Mas calma, aqui vão 5 dicas para quem pretende construir com esse material:
1. Trabalhe com profissionais especializados em containers
Não só a equipe de execução de obra deve ser especializada, mas também a equipe de projeto, pois os containers possuem particularidades que devem ser levados em consideração na hora de um projeto.
2. Contrate uma empresa especializada para fazer os cortes
As aberturas no container devem ser feitas por outra equipe especializada, pois eles vão garantir que tudo esteja perfeito e de acordo com o projeto, assim não haverá problema na hora da colocação de esquadrias.
3. Contrate empresa para transporte
Existem caminhões que são próprios para transporte de containers.
4. Contrate um guindaste
É na hora da montagem, por mais rápida que seja, que os milímetros são importantes, pois são os pequenos detalhes e a paciência que irão garantir a qualidade da edificação.
5. Cuidado especial na vedação
É importante que a empresa de corte também faça a vedação das junções dos containers, pois assim o cliente ficará seguro de qualquer ação do tempo, como a chuva.
Dica Extra: Antes de comprar o seu container, peça a vendedora que te mostre o histórico do container, pois nele estará escrito os tipos de carga que ele carregou durante a vida útil. Isso vai garantir a você que nenhum produto tóxico esteve em contato com ele, o que permite a maior segurança para a sua saúde.
Agora sim, pode começar a construir!
Se você já tem alguma experiência com containers, deixa aqui nos comentários, que vamos adorar saber como foi! E se tiver alguma dica extra que não falamos, também deixe nos comentários que assim ajudaremos mais pessoas!
Espero que tenham gostado!
Até mais 🙂
Equipe Bose Bento

