Sabe aquele momento em que você finalmente pode construir a casa dos seus sonhos? Daí você começa a fazer mil planos e pensar em cada passo que tem que dar para finalmente entrar na tão sonhada casa.
O primeiro passo que você pensa é: preciso contratar um profissional para fazer o projeto da minha casa!
OBS: se o plano de contratar um profissional não estiver incluso nos seus primeiros passos, você já está cometendo um erro fatal para sua casa dos sonhos!
E então vem as primeiras dúvidas: contrato um arquiteto, um engenheiro ou um designer? Qual a diferença entre eles? Devo contratar os três ou apenas um basta? E ai começa o stress de uma obra, mas…
Calma! Este post veio para resolver a sua vida! Vamos ver agora qual o papel de cada profissional dentro de uma obra e esclarecer todas as suas dúvidas!
O Arquiteto
O arquiteto possui a função de interpretar os gostos, paixões, estilo de vida, dentre muitos outros quesitos pessoais de cada família ou cliente e transformar todas essas informações em um projeto de uma casa que atenda a todos de forma funcional e que agrade visualmente.
Esse profissional estuda os ventos dominantes, para que possa haver ventilação natural na edificação; posição da edificação em relação ao sol, para que os cômodos de maior permanência não sejam desconfortáveis termicamente para o usuário; posição de cada cômodo dentro da casa para que os ambientes privados permaneçam privados, os ambientes sociais sejam de fácil acesso a visitas e para que todo o conjunto seja extremamente funcional. Caso nem tudo possa ficar no local ideal de acordo com os ventos e a insolação, o arquiteto também elege soluções para minimizar os efeitos negativos, assim como brises.
O arquiteto então, trabalha com a criatividade e a resolução de espaços para melhor atender o seu cliente.
Após todo o projeto de arquitetura terminado e aprovado pelo cliente, passamos para o seguinte profissional.

O Engenheiro
Com o projeto arquitetônico em mãos, o engenheiro civil deve fazer os projetos que chamamos de complementares, que nada mais são do que o projeto estrutural, elétrico e hidros sanitário.
Os projetos complementares são fundamentais na construção de uma edificação pois são eles que farão com que a casa comece a criar vida. É o engenheiro civil que vai garantir que você estará seguro dentro da sua própria casa, independentemente de qualquer coisa.
Quando todos esses projetos estão prontos, podemos finalmente dar início a sua obra! 😀
E na obra, mais uma vez, é essencial a presença do engenheiro, pois ele vai acompanhar o andamento de tudo para que não haja erros na hora da execução.
Após a obra estar adiantada, da metade para o final, é hora de contratar o terceiro profissional.
O Designer de Interiores
Por muitas vezes o arquiteto é o próprio designer, porém não são em todos os casos. Há sim profissionais que não são arquitetos, mas que são designer e podem participar desta terceira etapa.
É o designer que vai pensar em cada cor de parede, em cada porcelanato, em cada azulejo, em cada papel de parede, em cada criado mudo, em cada quadro pendurado ou obra de arte posta. É ele que vai dar o acabamento final na sua casa. Este será o profissional que vai especificar todo tipo de revestimento interno e externo. Serão folhas e mais folhas de detalhamento de cada parede para que ao final tudo esteja em harmonia.
Após o projeto de interiores finalizado, basta comprar os materiais e entregar pra equipe de obra para que sejam postos e…Voilà! A casa, que já não é mas dos sonhos pois agora é realidade, está pronta!!!
Você agora já sabe diferenciar o trabalho de cada um, ótimo!!! Mas…fica a dúvida: tenho que contratar 3 pessoas apenas para ser feito um projeto de uma casa?
Aqui vai a resposta: não necessariamente! Como havíamos comentado antes, o arquiteto muitas vezes também faz design de interiores, logo um profissional 2 em 1. Porém o engenheiro deve ser contratado a parte sim, porque só ele é capacitado para fazer todos os cálculos necessários para manter sua casa em pé!
Mas, hoje em dia existem muitas empresas que possuem todos esses profissionais e que com apenas um contrato você consegue fechar um preço pelas 3 etapas. Muitos podem pensar que é mais caro contratar uma construtora para realizar todos os serviços, porém o preço para contratar cada profissional, quando somados, seria muito maior além de causar muitos problemas de compatibilização de projetos, ou seja, a adequação do projeto arquitetônico com o estrutural, e assim com todos os outros.
Então no final das contas é com você! Decida qual o profissional ou empresa que te atenda melhor e mão a obra!
Espero que tenha esclarecido as dúvidas. 🙂
Até mais
Equipe Bose Bento



